Dúvidas Frequentes



Gerais

Quais os bons jogos de DS? Me recomendem!
Esse jogo é bom? Onde acho notas e reviews sobre ele?
Quando lança o jogo tal?
O que é Homebrew?


Flashcards, cartões de memória e ROMs

O que é Flashcard?
O que são ROMs e como posso usá-las?

Meu jogo está travando/engasgando.
Por quê não devo desfragmentar meu cartão?
Como devo formatar meu cartão?
O que é trim e qual a vantagem disso?


Questões técnicas

Posso carregar a bateria antes de sua carga se esgotar?
Posso carregar a bateria enquanto jogo?
Tem perigo deixar a bateria carregando mais tempo que o neceassário?
Meu DS faz um estalo ao abrir a tela. Estou com medo.
A carcaça do meu DS rachou perto da dobradiça.
Desmontar meu DS?? Me ajude!
Minha Touch-screen "afunda" um pouco quando pressiono em algum canto, é normal?
Minha Touch-screen está respondendo errado, ou não funciona.Meu DS não liga mais (a luz acende e apaga logo em seguida).
A dobradiça está mole, a tela não fica mais presa em nenhuma posição.
Meus botões estão falhando.
Minha tela está defeituosa.
Meu microfone parou de funcionar ou funciona mal. (novo)

-------------------------
Quais os bons jogos de DS? Me recomendem!
Lista

Esse jogo é bom? Onde acho notas e reviews sobre ele?
No site Game Rankings você encontra uma coletânea de avaliações para cada jogo, feitas pelas principais publicações e sites, com links para cada matéria.

Já o Metacritics oferece uma média geral de notas obtidas de vários sites e resumos dos reviews, também com links para os originais.

Quando lançarão o jogo tal?
http://www.gamefaqs....s/releases.html
Títulos com "TBA" no lugar da data, ainda não tem data de lançamento definida.

O que é Homebrew?
Homebrews são softwares caseiros. Jogos ou aplicativos não-oficiais, feitos por pessoas comuns (ok, nem tanto).
A cena Homebrew no DS tem diversos programas que ampliam muito as funções de nosso querido portátil, como player de videos e mp3, aplicativos PDA, leitores de texto, vizualisadores de imagens, etc.
Além de vários jogos interessantes.
Para utilizar um Homebrew no DS, você precisa ter um Flashcard.

Flashcards, cartões de memória e ROMs

O que é Flashcard?
Flashcards são dispositivos que se encaixam ao DS como cartuchos, e permitem a armazenagem e execução de arquivos copiados de um computador, que podem ser aplicativos, jogos, filmes, músicas, revistas em quadrinhos, fotos de seu cachorro derrubando sua tia dançando bêbada, etc.

O que são ROMs e como posso usá-las?
Muitos flashcards também permitem a execução de ROMS.
ROMS são imagems copiadas de jogos. Em 90% dos casos são jogos comerciais e protegidos por leis.
Criar e distribuir ROMs comerciais é crime. Não existe essa balela de ser permitido manter uma ROM por 24h, isso é prosopopéia flácida para acalentar bovinos.

Obs: ROM não é o mesmo que Room. Room é sala.

Meu jogo está travando/engasgando.Se você está usando um cartucho original e está congelando, experimente limpar os contatos com um algodão umidecido com álcool isopropílico, ou a famosa soprada no slot de cartucho do DS, mas só em último caso, pois o sopro tem muita umidade. Em caso de lentidão, a culpa no caso é do jogo em sí e não há nada que se possa fazer.
Se você está usando um flashcard, a dica acima é válida também, mas se o problema for engasgos e lentidão, seja em jogos ou filmes e músicas, a culpa na maioria das vezes é da performance pobre do seu cartão de memória, mas não chore, há medidas que melhoram muito a velocidade de leitura do seu cartão.
Antes de mais nada, tente baixar e copiar novamente o arquivo ou ROM problemática, de preferência de outra fonte, pois pode estar corrompida.
Além disso, seu cartão, com o tempo de uso, vai ficando fragmentado, ou seja, arquivos que deveriam estar inteiros e contínuos em um local ficam espalhados por vários pontos do espaço físico, deixando o acesso mais lento.

Como não se deve desfragmentar cartões de memória flash, então a solução é copiar tudo que você tem de importante para dentro do PC, formatar o cartão e colocar as coisas de volta. Vai ficar mais rápido.
Por quê não devo desfragmentar meu cartão?Memórias flash possuem uma vida útil em quantidades de acessos de escrita.
A leitura é ilimitada, mas eles aguentam cerca de 100.000 acessos de escrita em cada cluster (unidade mínima de memória) antes de começar a morrer.
A desfragmentação foi desenvolvida para HD, que não sofre desta limitação. Ela provoca facilmente centenas de acessos de escrita durante o processo, e embora não pareça muito ao comparar com o limite da vida útil do cartão, pode ser significativo para que ele morra mais cedo do que deveria.
De tempos em tempos, quando o cartão ficar lento, o melhor é formatar ao invés de usar desfragmentação.

Como devo formatar meu cartão?
O formatador do Windows, ou qualquer outro sistema operacional doméstico, embora funcionem, não são tão eficientes por serem desenvolvidos para HD.

O melhor é usar um programa formatador otimizado especificamente para memórias flash, que vai melhorar muito a performance do cartão.
Recomendo o Panasonic SD Formatter

O que é trim e qual a vantagem disso?
Trim é o nome que se dá à remoção de espaço inútil em uma imagem de dados, como ROMs de programas ou jogos.
Na prática, o que acontece é que todos os bytes que são somente "zero" são excluídos.

Quando as produtoras fazem um jogo, elas o copiam para um cartucho com espaço suficiente para caber todo o software (really???), porém, há cartuchos em tamanhos específicos, como 32mb, 64mb, 128mb, 256mb, etc.
O que acontece se o jogo tem 70mb? ele precisa ser gravado em um cartucho maior que isso, e o próximo tamanho disponível é o de 128mb, o que deixa uma sobra de 58mb de espaço não utilizado.

Quando você extrai a imagem de um cartucho, ela vem exatamente do tamanho dele, ou seja, este jogo resultaria em uma rom de 128mb (mesmo o jogo original tomando somente 70mb), logo, boa parte do espaço gasto é inútil, somente com bytes "zero" por toda esta área entre os 70mb e 128mb.
O grau de economia varia totalmente de acordo com o jogo. Há jogos que ocupam quase todo o cartucho, enquanto outros, somente um pouco mais da metade.

Use um trimer bom como o NDSTokyoTrim para trimar suas roms.
Recomendo sempre ter a cópia original em mãos, caso queira aplicar algum patch futuramente, ou venha a dar algum problema (apesar dos métodos de trim atuais serem tão seguros que nem se ouve mais falar em problemas por causa disso).

Questões Técnicas

Posso carregar a bateria antes de sua carga se esgotar?Pode. O DS utiliza bateria de íon de lítio, que não sofre do efeito memória que acontecia nas baterias mais antigas de níquel cádmio.
Por isso, não precisa carregá-la inteira antes de usar, nem esperar acabar toda a carga para recarregá-la, uma vez que ela não fica "viciada".
A bateria tem um desgaste natural que ocorre na medida em que se gasta e repõe sua carga.
Estima-se cerca de 500 recargas completas antes que ela comece a diminuir sua capacidade de retenção de energia.
Digo cargas completas, pois carregá-la apenas um pouco não conta como uma carga completa, então você não precisa se preocupar se deixá-la carregar apenas 20 minutos, por exemplo, pois o que conta é a quantidade de energia que ela absorveu, e não a quantidade de vezes que foi plugada na tomada.
Bateria de Íon de Lítio não pode ficar vazia. Essa vida útil da bateria se esgota muito rapidamente caso ela permaneça vazia por muito tempo. Como elas perdem uma pequena quantidade de carga a cada dia, é recomendável nunca deixar o aparelho sem nenhuma carga por longos períodos (semanas) ou você pode danificar sua bateria e fazê-la perder sua capacidade de carga.

Mais informações em Wikipedia - Baterias de Íon de Lítio ou Efeito Memória

Posso carregar a bateria enquanto jogo?
Sim. Utilizar o sistema não prejudica a bateria em nada, apenas torna a recarga mais lenta, uma vez que parte da energia será usada para alimentar o aparelho.

Em termos de gasto da vida útil da bateria, tanto faz, pois você está usando e carregando a bateria ao mesmo tempo, o que daria no mesmo se gastasse toda para carregar depois com o aparelho desligado, pois a quantidade de carga absorvida é o que conta, e não o tempo que isso leva para acontecer.

Tem perigo deixar a bateria carregando mais tempo que o neceassário?
Não, pois além da bateria não viciar, O DS desliga automaticamente a carga quando a bateria está cheia.
Observe que a luz laranja, que indica que a bateria está sendo carregada, se apaga. Isso significa que não há mais nenhuma corrente passando para ela, e não há risco de danificá-la.

Meu DS faz um estalo ao abrir a tela. Estou com medo.
O DS faz mesmo um estalo ao se abrir a tela até um certo ponto, e um segundo ao se abrir 180 graus.

Modelos mais antigos possuiam dobradiças mais resistentes, com estalos mais altos, mas que acabavam forçando demais o interior das carcaças no ponto do eixo, podendo esgarçá-la e provocar rachaduras na parte superior, ou nos casos mais graves, estourá-la por completo ou partir a parte de baixo, onde ficam os leds, deixando a tela superior pendurada e exigindo a troca da carcaça.

Modelos mais recentes possuem dobradiças mais fracas, com menos resistência ao movimento e um estalo bem mais suave. Estas dificilmente causam algum dano ao aparelho.
É fato sabido que aparelhos eletrônicos do tipo flip (dobráveis) sempre correm risco de sofrer danos no cabo flat de dados da tela devido ao constante abre e fecha. Portanto, eu recomendaria evitar ficar abrindo a tela toda em 180 graus desnecessariamente, use a posição da primeira trava, que aliás costuma ser mais cômoda para jogar de qualquer forma. Quanto menor o movimento e deslocamento do cabo, menor o desgaste gradual e risco de danos.
A carcaça do meu DS rachou perto da dobradiça.Esta questão está ligada à pergunta anterior. Recomendo lê-la.
Essas rachaduras, embora sejam apenas um incômodo cosmético, podem evoluir para algo bem mais grave e inutilizar o aparelho com o tempo.
Para solucionar o problema, o único jeito é comprar uma nova carcaça (além da necessária chave tri-wing para parafusos em "Y") em sites como o EBay ou DealExtreme e transportar todo o hardware de seu DS para a carcaça nova.
Infelizmente isso é uma tarefa complexa e delicada, que pode acabar danificando o aparelho, caso você não tenha experiência.
Caso nunca tenha feito isso antes, faça somente se aceitar correr este risco, ou então é melhor tentar achar alguém que saiba fazer isso, ou vender para minimizar seu prejuízo e tentar comprar um novo.

Desmontar meu DS?? Me ajude!
Este tópico do GBAtemp.net mostra um tutorial com fotos e extremamente detalhado com o passo-a-passo para desmontar e remontar um DS Lite com várias dicas e cuidados para evitar os erros mais comuns.
Há também vários videos no Youtube mostrando o processo.
Uma busca por "DS Lite Disassembly/Reassembly" vai dar vários resultados.

Cuidado ao fazer isso pela primeira vez, você pode danificar seu aparelho.
Minha Touch-screen "afunda" um pouco quando pressiono em algum canto, é normal?
Na verdade, não é exatamente normal, pois uma menoria dos aparelhos apresentam essa característica, mas é totalmente inofensivo.
A ordem dos elementos é: Placa, Tela LCD, Borracha adesiva, Tela de Toque, Carcaça.
Essa "afundada", ocorre quando algum trecho da borracha que prende a tela de toque na tela LCD está um pouco mais pressionada e achatada, causando uma sobra mínima de espaço entre o topo da tela de toque e a carcaça do DS.

Quando vc toca a região e sente essa afundada, nada mais é que a borrachinha adesiva por baixo da touch-screen sendo pressionada.
Não prejudica o aparelho e nem dificulta a jogatina, pode ficar calmo.

Minha Touch-screen está respondendo errado, ou não funciona.

Antes de mais nada, vá nas configurações do DS, e tente recalibrar a tela. Pode ser apenas uma desconfiguração.
Se isso não adiantar e ela responde de forma estranha, por exemplo, reconhecendo errado os toques somente em uma região, você pode ter um mal contato do cabo flat da touch, ela pode estar com defeito, ou pode haver sujeira ou algum grão preso entre a borda da tela e a camada de toque, fazendo o toque "puxar" mais para aquela área.

1) Sujeira.
Tente passar uma escovinha de dentes fina entre as bordas da tela e a camada de toque. Não force muito a borda para cima, pois ela é colada na touch, e puxá-la com força pode descolar uma aba das duas camadas da touch que reconhecem o toque.

2) Defeito.
A touch é composta de duas camadas de plástico flexível, com uma fina malha entre elas, sobrepostas e coladas nas bordas por um material metálico que detecta o nível de energia quando há contato da camada de cima com a de baixo. Quanto mais distante dessa borda, mais fraco chega o sinal, então dessa forma se detecta a posição onde há o toque.
Se algum ponto dessa malha interna estiver esmagado, isso vai alterar a potência do sinal de contato a partir daquele ponto, causando aqueles erros estranhos do toque ir mais para algum lado somente em um trecho da tela.
Substitua por uma touch nova.
Novamente, Ebay e Dealextreme resolvem.
Pelo Ebay, ou outras lojas como a Divineo, você encontra touch oficial.
A vendida na Dealextreme é genérica, e apesar de funcionar, dizem haver algumas diferenças minúsculas. O preço compensa, no entanto.

3) Mal contato do cabo flat.
Com o passar do tempo, viagens, vibraçoes, saculejos, pode acontecer do cabo flat da tela de toque sair um pouco da posição e isso bagunçar o reconhecimento.
Já aconteceu no meu. A tela se descalibrava sozinha e o toque ficava mais para o lado, acontecia com alguma frequência até eu resolver abrir e reencaixar o flat.
Isso é relativamente simples, pois basta tirar a tampa da parte de baixo, não precisa nem soltar a placa mãe, é só levantar a aba do slot do flat, ajeitá-lo mais firmemente e abaixar novamente a aba para prendê-lo. Mas todo cuidado é pouco na hora de recolocar a tampa, com as posições dos botões de power e de volume!
Veja na imagem abaixo onde fica o encaixe do flat da touch-screen:

Posted Image

Meu DS não liga mais (a luz acende e apaga logo em seguida).
Este tutorial é orientado a quem sabe abrir as duas partes de seu DS e não tem medo das possíveis consequências em fazê-lo.

Pode haver uma série de razões para este problema.

As causas mais prováveis são:

- Problemas em alguma das telas (Tela pifada, ou Cabo Flat partido ou mal encaixado)
- Algum Fusível ou Resistor queimado.

Vamos a uma explicação mais detalhada de cada caso...

Uma tela pifada, pode ser consequência do cabo flat que passa pela dobradiça, estar partido, oxidado, corroido, etc.
Em alguns casos, o DS pode ligar e a tela apenas não funcionar corretamente, mas se o problema for sério, o DS não chega nem a ligar.
Uma das primeiras coisas que o aparelho faz é checar os LCDs e se eles não estão ok, ele se desliga imediatamente.

Já um fusível queimado, pode acontecer por algum curto circuito, inclusive causado pela própria tela defeituosa, então um problema pode levar ao outro.
Vamos achar a causa por eliminação:

O aparelho, ao ser ligado, pisca o Led ou chega a acender a tela por 1 segundo, mas desliga em seguida (nesse caso vá para o item 1), ou nem sequer acende o Led (vá para o item 2)?
1) Agora você precisa testar se o problema é tela (mais provável) ou fusível (menos provável).
Antes de mais nada, caso o DS tenha já sido aberto, confira se o flat cable de ambas as telas estão bem encaixados. A abinha de cada ponta do cabo deve estar encaixada até o limite (até encostar na beira do slot). Flat cable mal encaixado quase sempre resulta em DS desligando 1 segundo após ligado. Reencaixe e veja se resolve. Se estiver tudo ok com o encaixe, é possível que a tela ou o cabo estejam danificados. Infelizmente é difícil testar isso sem outro DS para colocá-la e ver se ela liga. Se confirmado, é necessário comprar e instalar uma tela nova (o flat cable não pode ser separado da tela).
Se for fusivel queimado, pode ser um desses dois:
Posted Image

Se seu DS só pisca o Led e não liga, mas carrega a bateria normalmente quando plugado na tomada, o fusível queimado é o F2.
Mas se ao plugar na tomada o Led só pisca uma vez e a bateria nunca carrega, foi o F1 que queimou (seu DS pode até estar funcionando, apenas não tem carga na bateria para ligar, experimente outra bateria carregada de um amigo, se puder).

Na maioria das vezes é o F2 que queima. Pode ser que você seja muito azarado e os dois tenham queimado. Nesse caso os dois sintomas aparecem ao mesmo tempo.

Teste fechar contato entre as pontas do fusível com um objeto metálico e veja se o DS liga.
Se ligar, você vai ter que fazer uma ponte entre as pontas, soldando.
Você também pode substituir o fusível.
Uma busca no Ebay por "Nintendo DS Fuse" vai lhe trazer resultados.
Seja como for, lembre-se que o fusível protege o aparelho de curtos, e fazendo ponte, sem substituí-lo, seu aparelho funcionará normalmente, mas não resistirá mais a nenhum curto que possa acontecer. Então não futuque mais seu aparelho sem extrema necessidade, e tome extremo cuidado sempre.

Razões que podem levar a um curto e queima de fusível:
- Flat cable da tela de cima prejudicado. Pode acontecer dele estar em estado grave e causar um curto, especialmente se estiver torcido a ponto de ser "mordido" pela divisão do metal circular da dobradiça por onde ele passa, fechando curto.

- Falta de isolamento entre o metal de trás do LCD da tela de cima e a carcaça. Raro, mas pode acontecer.
- Mal posicionamento do LCD de baixo de forma que o metal esbarre em algum componente ou caminho da placa mãe. Tome extremo cuidado sempre que for ligar o DS para testá-lo, estando com ele desmontado. Prenda o LCD e a placa nas posições corretas para evitar que isso aconteça.

- Mal funcionamento do carregador.
2) A causa pode não ser somente a tela ou os fusíveis, você pode ter um resistor específico queimado (o que não impede que os outros problemas também estejam presentes simultaneamente).
Trata-se de um Resistor que fica muito perto, logo abaixo do botão slider de on/off. Veja na imagem abaixo a localização exata.
Posted Image

Antes de deduzir que seja esse o problema, certifique-se de que está usando uma bateria com carga, pois uma bateria vazia produz o mesmo efeito de ligar e não piscar o Led. Coloque o DS para carregar e teste com uma bateria cheia. Se a bateria não carregar, o problema é um fusível em outro lugar (volte ao item 1).

Para confirmar, experimente fechar contato entre as pontas do resistor com algum objeto metálico enquanto liga o DS, para ver se ele responde.
Eu já ressucitei uma placa com este problema apenas retirando a peça defeituosa e soldando os pontos.
Porém, um Resistor protege um circuito de oscilações na corrente, e a ausência dele deixará seu DS menos protegido, embora isso seja melhor que ficar com um aparelho que só serve de peso de papel.
Se ao fechar esse contato, o DS ainda não funcionar, mas mudar o sintoma (o Led passar a pelo menos piscar), então, além deste problema, você também tem outro problema com uma tela, ou um fusível (Volte ao Item 1).

A dobradiça está mole, a tela não fica mais presa em nenhuma posição.Outro problema de dobradiça, porém, desta vez a culpa não é da carcaça, mas sim da pecinha interna da dobradiça, essa aqui:
Posted Image
Você vai ter que comprar uma nova (Dealextreme vende bem barato) e instalar.

Isso vai exigir a abertura da parte de baixo do DS, soltar a placa para poder desaparafusar esta peça da foto, que mostra os Leds do DS, remova a dobradiça quebrada (basta pudar com uma pinça), coloque a nova, encaixe tudo de volta.
Apenas tome o cuidado de não girar essa peça de sua posição original, para não esquecer e acabar encaixando a dobradiça em posição errada, fazendo o DS não abrir até o as posições que deve e tendo que abrí-lo de novo para corrigir.

Meus botões estão falhando.
Ter que apertar os botões com muita força, ou nem funcionarem mais, é um mal que existe desde os primeiros joysticks inventados, e acontece devido a sujeira acumulada nos contatos.

Isso vai exigir que se abra a parte de baixo do DS. Pelo menos até poder levantar a placa, no caso dos botões frontais. Para o L e o R, basta tirar a tampa.

- Botões frontais:
Pegue uma borracha de colégio, de preferência a branca macia, que apaga melhor, e esfregue nos contatos dos botões na placa. Observe que isso vai remover completamente aquelas manchinhas escuras, que parecem ferrugem.
Não faça isso nas borrachinhas de contato dos botões para não retirar parte do carbono delas, e reduzir a capacidade delas de fechar contato.
Isso deverá acabar com o problema de ter que apertar com muita força para reconhecer alguma direção.

Este mod pode facilitar muito a jogatina, deixando muito mais fácil usar as diagonais.

- Botões L e R:
Após tirar os botões, eixos e molinhas, pegue um cotonete molhado em álcool isopropílico (quase nenhuma água na fórmula), forre a mesa com pano ou papel, segura o DS ao contrário e esprema o cotonete por trás da peça do L ou do R na placa. Você deve estar segurando o DS de forma que o líquido não escorra para a placa ou carcaça, mas sim caia da peça direto para a mesa.

Vá molhando o cotonete e o espremendo alí, de forma que o líquido possa ir penetrando o interior da peça pelos furinhos, enquanto fica apertando a borrachinha de contato do outro lado sem parar com o dedo. Faça isso por um certo tempo, espere uns minutos até secar, remonte e teste o DS. O botão deverá estar ok.

Minha tela está defeituosa.

Muitas pessoas fazem confusão sobre as telas de LCD e a tela de toque, achando que a imagem e a sensibilidade ao toque funcionam como um único dispositivo, mas são duas coisas separadas.

Se o seu problema de tela, é na verdade com o reconhecimento de toque, seu problema não é com uma tela LCD especificamente, mas somente com a camada de toque que fica por cima da tela inferior, e pode ser trocada separadamente.
Procure nesse mesmo tópico a parte sobre tela de toque.
Se você tem problemas com a exibição de imagem em geral, o LCD está com problemas. Muitas vezes o defeito nem está na tela em si, somente no cabo flat, mas como ele não pode ser separado do resto, você terá que comprar uma tela nova e instalar.
A dealextreme é sem sombra de dúvidas o melhor local para encomendar telas. O preço é imbatível e a qualidade é 100%. Já comprei várias e a imagem é tão boa quanto a original, às vezes até melhor.

Basta procurar por "DS Lite bottom LCD" ou "DS Lite Upper LCD", que você encontra.
Há outras partes deste tópico com links para tutoriais que ensinam a abrir o DS, dê uma procurada (botão "buscar neste tópico" perto do final da página).

Trocar a tela de baixo exige que você solte a camada de toque, e transfira-a para a tela nova. Para isso, use algum objeto afiado para levantar e ir soltando lentamente a borracha adesiva que a prende no metal do display LCD. Vá soltando por todo o perímetro dessa fita, devagar para não rompê-la, ou será mais difícil de recolocar depois. Encaixe-a na tela nova alinhando as arestas de cima e das laterais (a de baixo fica bem afastada da borda do LCD mesmo).

A tela de cima eu não recomendo trocar a menos que você não tenha mais nenhuma outra opção. Se puder levar em uma assistência técnica ou pedir para alguém mais experiente trocar para você, faça-o, pois além de envolver solda (os fios dos speakers são soldados no flat da tela), a operação de passar o cabo por dentro da dobradiça é extremamente delicada e arriscada para quem não está acostumado.

Meu microfone não funciona ou funciona mal.

3 possíveis motivos:

- Muita sujeira obstruindo a passagem de som.
- Mal contato do cabo que liga o microfone à placa.
- Microfone realmente pifou.

O mal contato do cabo costuma ser a causa mais comum, especialmente para quem carrega muito o DS em viagens, devido à constante vibração, que um dia pode acabar afrouxando o encaixe. Basta retirar a tampa da parte de baixo e verificar se o cabo mostrado na imagem abaixo está bem encaixado (se necessário, puxe-o para cima para soltar, e encaixe novamente).

Posted Image

Em caso de sujeira (geralmente faz com que o microfone reconheça muito baixo, você precisando gritar para que ele reconheça), será necessário abrir a parte de cima, algo que não é muito simples de ser feito. Também pode acontecer do microfone se afrouxar e sair de posição com algum impacto que o aparelho tenha levado, ficando direcionado para fora do furo da carcaça, e fazendo com que ele detecte somente sons muito altos.     

9 comentários:

  1. o meu ds lite nao segura carga eu o carrego completamente e quando utilizo ele acaba muito rapido nao da nem uma hora e puff ja era a bateria (e eu ainda uso ele na luz mais baixa) pfv me responda o q pode ser !

    ResponderExcluir
  2. Achei muito util o Post *_*

    Estão de Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Estou com um problema, comprei um Nintendo DS Lite e ele tipo que rezeta toda vez que descarrega, pede novamente aquelas informações de início "hora>data...", o que eu faço? ;(

    ResponderExcluir
  4. eu queria botar o club nitendo no meu ds mas no dsware não aparece o club nitendo

    ResponderExcluir
  5. meu r4 está mt lento como faz para apagar jogos e deicha-lo mais rapido

    ResponderExcluir
  6. Eu coloco meu dsi pra carregar e a luz laranja acende e apaga...e o dsi nao ta ligando... o que pode ser me ajuda

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde estou com problema com meu cartão r4 alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Comprei um ds lite com r4, e alguns jogos funcionam bem, mas em outros o touch não funciona na tela inferior. Não consigo jogar nenhum pokemon ou scribblenauts por conta disso. Alguem sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir